domingo, 31 de maio de 2026

Provérbios de Salomão 3: 1-12


 Meu filho, não se esqueça da minha Lei, e guarde meus mandamentos, em teu coração.

Pq eles te farão ter vida longa, e ter muitos anos de vida e paz.
Não abandone a bondade e a fidelidade, pendure elas em teu pescoço; escreva elas na tábua do teu coração. 
E achará diante dos olhos de Elohim, e dos homens, Graça e boa reputação!
Confia em Yahweh de todo o teu coração; e não te apóia na tua própria interpretação.
Obedece a Ele em todos os teus caminhos; e Ele os fará retos.
Não seja sábio segundo o teu próprio critério; teme a Yahweh e se afaste do mal.
Essa atitude será como um remédio que produz cura; no mais profundo do teu ser.
Honra a Yahweh com o fruto do teu trabalho; e com a primeira produção da tua colheita;
E os teus celeiros ficarão cheios até a boca; e os teus barris transbordarão de tanto vinho.
Meu filho, não rejeite quando Yahweh te corrige; nem rejeite quando Ele te repreende.
Pq Yahweh repreende a quem Ele ama; assim como o pai repreende ao filho que ele quer bem.

I Timóteo 1: 18-20


 Este mandamento é teu, meu filho Timóteo, de acordo com o que foi revelado a teu respeito, combata o bom combate.

Conserve a fé e a boa consciência, que alguns rejeitaram, e por isso afundaram sem fé.
Entre esses Himeneu e Alexandre, os quais entreguei ao adversário, para que aprendam a não blasfemar. 

I Timóteo 1: 12-17


 E dou Graças áquele que me conforta, Christus Iesus, nosso Dono, pq me fez fiel, para cumprir a sua ordem e seu trabalho, 

a mim, que no passado blasfemei, persegui e oprimi; mas fui alcançado pela misericórdia, pq o fiz sendo ignorante e incrédulo.
E a Graça do nosso Dono, se multiplicou com a fé e o amor que existem em Christus Iesus.
Esta é uma palavra fiel e digna de ser recebida por todos: Que Christus Iesus veio ao mundo para salvar os pecadores, do qual sou o pior.
Por esse motivo, eu que sou o pior, fui alcançado, para que em mim, que sou o pior, fique evidente toda a extensão de Sua misericórdia, para testemunho a todos os que  vão crêr N'Ele para a vida eterna.
Ao Rei que vive para sempre, imortal, invisível, Pai da Sabedoria, sejam, a honra, a Luz gloriosa, para sempre e sempre, Amém(ou o Aleph e o Beth, o Alpha e o Ômega, no príncipio como no fim)

I Timóteo 1: 3-11


 Te estimulei, antes de partir para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para alertar aos irmãos que não ensinem nada que seja diferente da doutrina, 

não desperdicem tempo com fábulas, ou listas de antepassados intermináveis, que mais produzem conversas inúteis, e não são úteis para sermos casa de Elohim, e esta é uma construção da fé; assim o faço agora.
O objetivo do mandamento, é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida. 
Alguns se desviaram disso, e se entregaram á vaidade das palavras,
desejando serem doutores da Lei, na verdade falam do que não entendem, e nem entendem o que afirmam.
Sabemos, apesar disso, que a Lei é boa, para quem a segue com a motivação correta.
Que fique claro isto: A Lei não foi feita para o justo, mas para os que vivem no erro neste mundo; mas para os injustos e teimosos; para os maldosos e para os que amam o erro; para aqueles que não respeitam a Elohim, nem o temem; para os que matam pais e mães; para os assassinos em geral;
 para os que tem muitos parceiros sexuais, homens que deitam com homens, para os que roubam os pertences dos outros, para os mentirosos, e para aqueles que detestam a doutrina saudável, 
de acordo com a Luz reveladora que transborda do bendito Criador, da qual sou responsável por compartilhar.


I Timóteo 1: 1,2


 Paulo, enviado por Iesus Christus, de acordo com a ordem de Elohim, nosso Salvador, e de nosso Dono Iesus, o Christus, que é nossa Esperança!

Carta para Timóteo, meu verdadeiro filho na fé, a ele desejo, Graça, misericórdia e paz, que jorram, de Elohim, nosso Pai e do nosso Dono Iesus, o Christus.

Salmo 49


 Ouçam isto, todas as nações; atentem os ouvidos todos os moradores do planeta!

Os humildes, os orgulhosos, os ricos e os pobres.
A minha boca dirá palavras de Sabedoria; e a meditação do meu coração trará entendimento.
Meus ouvidos, ouvirão 1 parábola;
nas notas da harpa decifrarei o enigma.

Por qual motivo terei medo nos dias difíceis;
quando a maldade dos que me armam ciladas me cercar?
Aqueles que confiam em suas plantações;
e se apóiam em suas muitas riquezas,

Nenhum deles pode, com sua grande fortuna, redimir seu irmão;
ou pagar a Elohim pela alma dele.
Pois é impossível contar as moedas que uma alma custa,
e seu dinheiro acabaria muito antes.

O rico não viverá para sempre,
nem escapará de se decompor:
Pq vê que até os mais sábios morrem;
que morrem, o louco e o são
e ambos deixam sua riqueza a outros.

Se iludem, pensando em seu interior
que as suas casas durarão para sempre
e os suas cidades, de geração em geração
chamam suas terras por seus próprios nomes.

Nem o homem honrado permanece
e assim como os animais, perece.
Esta forma de conduzir a vida, é sua loucura;
e seus descendentes aprovam suas palavras. (Selá)

Como ovelhas são enterrados;
a morte se alimentará deles;
os justos, os dominarão pela manhã;
a sua beleza será consumida na sepultura(Sheol);
por não ter mais onde morar.

Mas Elohim resgatará minha alma, do poder da morte
pois em Sua presença (em si mesmo) me receberá. (Selá)
Não tenha medo quando alguém prospera
quando o brilho de sua casa se engrandece.

Pq quando morrer
nada que possui o seguirá
nem o seu brilho o acompanhará
Ainda que na sua vida, tenha satisfeito sua alma
e a sociedade, louve aquele que faz bem a si mesmo.

Irá para o mesmo lugar que seus pais
e lá nunca verá a luz.
Por mais importante que seja
ninguém escapa da morte;
como morrem os animais
ele também morre.

II Tessalonicenses 3: 16-18


 Ora, que a paz de Adonay, os faça plenos em sua paz.

Que Adonay esteja em todos vcs.
De minha própria mão escrevo: Paulo. Essa é a prova de que esta carta é legítima.

II Tessalonicenses 3: 6-15


 Mandamos então irmãos, na autoridade do nome de nosso Dono Iesus, o Christus, que vcs se afastem de todo irmão que ande fora de ordem, sem respeitar a instrução que de nós recebeu.

Pq vcs mesmos sabem, como é conveniente imitar nosso comportamento, pq quando estivemos entre vcs, nos comportamos com ordem.
Nem por distração, comemos o pão de ninguém, mas trabalhando dia e noite, mesmo cansados procuramos não ser pesados para ninguém;
não por não termos o direito, mas para que em nós mesmos, vcs vissem o exemplo, e imitando o seguissem.
Pq quando ainda estávamos aí entre vcs, definimos isto: Quem não quiser trabalhar, que também não coma.
Infelizmente ouvimos, que alguns entre vcs andam fora de ordem, sem trabalhar e se envolvendo com coisas improdutivas.
A esses mandamos e corrigimos, na autoridade do nome de nosso Dono Iesus Christus, que trabalhando com sossego, comam seu próprio pão.
E vcs irmãos, não se cansem de fazer o bem.
Mas se alguém não obedecer o que mandamos nesta carta, que essa pessoa seja notada e isolada, para que se sinta envergonhada.
Porém, não o trate como inimigo, mas corrija como irmão mais velho.

II Tessalonicenses 3: 1-5


 Acima de tudo irmãos, orem por nós, para que a Palavra de Yehovah tenha livre acesso, e seja honrada, como é entre vcs;

e para que em nosso meio, homens sem freio e praticantes da maldade, não se infiltrem; pq a fé não é de todos.
Mas fiel é Adonay, que trará conforto a vcs e protegerá do maligno.
E confiamos, em Adonay, que vcs não apenas fazem hoje, como farão o que mandamos.
Que Adonay encaminhe vcs, de coração inteiro, na caridade de Elohim e na paciência de Christus.

sábado, 30 de maio de 2026

II Tessalonicenses 2: 13-17


 Sempre damos graças a Elohim por causa de vcs, irmãos amados por Adonay, pq desde o príncipio, Elohim os elegeu para serem salvos, separados para pertencer a Ele, no espírito e na fé verdadeira,

por isso Ele chamou vcs, pelo evangelho que pregamos, para terem acesso a essa Luz gloriosa que vem de nosso Dono Iesus, o Christus.
Então irmãos, fiquem firmes, e retenham as instruções que ensinamos, seja pessoalmente, seja por carta.
Que o nosso Dono, Iesus Christus, e nosso Elohim e Pai, que nos amou e com Graça, nos consolou com a eternidade, e uma boa esperança;
console os corações de vcs, e os confirme em palavras boas e trabalho.

II Tessalonicenses 2: 1-12


 Irmãos, esperamos com muita expectativa, pela vinda de nosso Dono Iesus, o Christus, e pela nossa reunião com Ele,

que vcs não percam de vista, o entendimento que já tiveram, nem fiquem perturbados, por algum espírito, por alguma palavra, ou por alguma carta, como se fosse nossa, como se o dia de Christus já estivesse perto.
Que ninguém engane vcs de forma alguma, pq não será dessa forma, pois primeiro tem de ser manifeste o abandono da fé, e o homem do pecado, o filho da perdição,
 que irá se opor e se levantar contra tudo que tem o nome de Elohim ou se adora; assim que se apresentará, como se fosse Elohim, no templo de Elohim, andando como se fosse Elohim.
Não se lembram, de que eu já dizia isso na época, em que estive aí?
E agora, vcs devem saber o que impede, que ele venha antes do tempo determinado.
Pq o mistério da injustiça já está fazendo o seu trabalho; e tem somente um que o resiste, até que seja tirado do caminho;
então será revelado o grande pecador, a quem Adonay destronará pelo sopro de sua boca e destruirá pela Luz de sua vinda;
 a esse que a vinda é apoiada pela eficiência do adversário, com muito poder, sinais, e realizações impressionantes originadas na mentira,
e com o poder enganoso da injustiça para os que se perdem, pq não receberam a caridade da verdade para serem salvos.
E por isso Elohim enviará a eles o poder do erro, para que acreditem na mentira,
para que todos os que não creram na Verdade, sejam condenados; pq encontraram o seu prazer na maldade.

Genêsis 29: 31-35


 Yahweh viu que Lia era menos valorizada, e por isso a tornou fértil; Raquel porém, não conseguia ter filhos.

Lia engravidou e teve 1 filho que chamou de Ruben, dizendo: Pq Yahweh viu meu sofrimento; Agora meu marido vai me dar mais valor.
Engravidou outra vez e teve outro filho e disse: Pq Yahweh ouviu minha aflição e solidão, me deu outro filho; e chamou a ele Simeão.
Engravidou outra vez e teve o 3 filho e disse: Agora meu marido ficará mais próximo de mim pq é o 3 filho que dou a ele; e chamou a ele Levi. 
Engravidou de novo e teve outro filho e disse: Esta vez louvarei a Yehovah!!! E chamou o menino de Yehudah, e então cessou de ter filhos.

Genêsis 29: 13-30


 Quando Labão ouviu a notícia da chegada de Yakov, filho de sua irmã, correu ao encontro dele, o abraçou e o beijou, e o levou para sua casa; e ele contou a Labão tudo o que o levou ali.

Então Labão disse a ele: Verdadeiramente tu é sangue do meu sangue. E ficou com ele 1 mês yakovinteiro.
Após esse tempo, Labão disse a Yakov: Pq tu é meu sobrinho, vai trabalhar para mim de graça? Me diz quanto quer ganhar.
Labão tinha 2 filhas: a mais velha, Lia, a mais nova, Raquel.
Lia tinha olhos amorosos, mas Raquel era bela de rosto e corpo.
Yakov amava Raquel, então disse: Trabalharei para ti 7 anos, em troca de casar com Raquel, tua filha menor.
Labão disse: É melhor entregar ela a ti do que a um desconhecido. Temos um acordo!
Assim Yakov trabalhou para Labão por 7 anos em troca de casar com Raquel. Mas ele a amava tanto, que esses 7 anos passaram voando.
Então Yakov disse a Labão: Está cumprido o tempo combinado. Me entregue minha esposa, para que nos tornemos 1.
Então Labão reuniu todos os homens que moravam ali e fez um banquete.
Assim que escureceu, Labão pegou Lia e levou a Yakov. E eles tiveram relações sexuais.
 E Labão deu sua escrava Zilpa, a sua filha Lia, para ser escrava dela.
Quando amanheceu, Yakov viu que era Lia; indignado disse a Labão: Pq me fez isso? Não trabalhei para ti por Raquel? Pq me enganou?
Respondeu Labão: Em nossa terra, o costume é casar a mais velha, antes da mais nova. 
Respeite a semana dela; então te daremos também a outra, em troca de mais 7 anos de trabalho.
Yakov concordou. E cumprida a semana de Lia, recebeu também a Raquel por sua esposa.
Labão deu para Raquel sua escrava Bila, para ser escrava dela.
Então Yakov teve relações sexuais também com Raquel, e a amou muito mais do que a Lia. E por ela trabalhou para Labão por mais 7 anos.
 

Genêsis 29: 1-12


 Então Yakov levantou, e foi a pé para a terra dos filhos do oriente;

olhou e viu um poço no campo, e 3 rebanhos de ovelhas deitados junto a ele; pq daquele poço bebiam os rebanhos: e 1 grande pedra fechava o poço do rebanho.
E reuniam ali todos os rebanhos, removiam a pedra da boca do poço, e ali davam de beber a todos os rebanhos, e após beberem as ovelhas, fechavam de novo a boca do poço com a pedra.
Yakov disse a eles: De onde são meus irmãos? E disseram: Somos de Harã.
E disse a eles: Conhecem Labão, filho de Naor?
Disseram: Conhecemos.
Disse mais a eles: E ele vai bem? Disseram: Vai bem, e aqui está Raquel, sua filha, que está chegando com as ovelhas.
Ele disse: Ainda tem muito dia pela frente, não é momento de ajuntar o gado; dêem de beber as ovelhas, e vão conduzir a elas.
Disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos estejam reunidos, e alguém remova a pedra do poço, e então daremos de beber a todas!
Enquanto eles ainda falavam, chegou Raquel com suas ovelhas de seu pai; pq era pastora.
Quando Yakov viu a Raquel, filha de Labão, seu tio, e as ovelhas de Labão, chegou Yakov, removeu a pedra, afastou a pedra de sobre a boca do poço, e deu de beber ás ovelhas de Labão, seu tio. 
Então Yakov beijou a Raquel, e levantando a voz chorou.
E Yakov anunciou a Raquel que era parente de seu pai, e que era filho de Rebeca. Então Raquel correu a seu pai e anunciou a chegada de Yakov a ele.

quinta-feira, 28 de maio de 2026

II Tessalonicenses 1: 11,12


 Por esse motivo, sempre clamamos por vcs, para que o nosso Elohim os torne dignos do seu chamado, e cumpra em vcs todo o desejo de Sua bondade, e os faça trabalhadores da fé, com poder;

para que o nome de nosso Dono Iesus, o Christus, brilhe como Luz grandiosa em vcs, e vcs N'Ele,  segundo a Graça de nosso Elohim, e em nosso Dono Iesus, o Christus.

II Tessalonicenses 1: 6-10


 Se de fato, é justo diante de Elohim, que Ele mesmo dê a paga àqueles que os fazem sofrer, trazendo opressão àqueles que oprimem a vcs.

e a vcs, que são oprimidos, descanso para conosco, quando se revelar nosso Dono Iesus, descendo os céus, acompanhado pelos Mensageiros Celestiais, que servem o Seu poder;
como fogo consumidor, tomando vingança dos que não conhecem a Elohim, e dos que não obedecem ao nosso Dono Iesus, o Christus;
os quais por castigo, sofrerão eterna perdição, ante a face de Adonay, e sua Luz poderosa,
quando vier para ser Luz gloriosa, naqueles que foram separados para pertencer a Ele,  para mostrar sua singularidade, em todos os que creêm. Pq o nosso testemunho, foi crido por vcs.

II Tessalonicenses 1: 1-5


 Paulo, Silvano e Timóteo, aos irmãos que se reúnem em Tessalônica, em Elohim, nosso Pai e em nosso Dono Iesus, o Christus:

Graça e paz recebam, enviadas por Elohim, nosso Pai e do nosso Dono Iesus, o Christus.
Sempre damos graças irmãos, a Elohim, por vcs, o que é razoável, visto que a fé de vcs cresce  cada vez mais, e a caridade, se multiplica, de uns para com os outros.
Devo reconhecer que nos gabamos a respeito de vcs, nas outras congregações de Elohim, por causa da paciência e fé que vcs apresentam, diante de todas as perseguições e aflições que vcs sofrem.
 Prova clara do justo juízo de Elohim, para que vcs estejam prontos para o Reino de Elohim, pelo qual sofrem;

Livros do Novo Testamento já concluídos!

 

 Mateus

João

Gálatas

Efésios

Filipenses

Colossenses

I Tessalonicenses

Tito

Filemom

Tiago

Judas


Salmo 48

bg

 Grande é Yahweh, e muito digno de ser honrado

Na cidade do nosso Elohim,
o monte que é exclusivo para Ele! (ou que pertence só a Ele!)

Belo e elevado, e alegria de toda a terra!
Este é o monte de Sião, que fica para o norte
a cidade do grande Rei!

Elohim é conhecido, em seus palácios
pq Ele é refúgio nas alturas!
Pq os reis se ajuntaram
eles marcharam juntos.

Viram a Ele e ficaram amedrontados
o que viram os assombrou, fugiram apressados
foram tomados por tremores
e por dores como de parto

Quebrou os navios de Társis
como um vento do Oriente
Como o ouvimos, 
o vimos na cidade de Yahweh dos Exércitos!
a cidade do nosso Elohim.
Elohim a sustentará para sempre!(Selá)

Elohim, nós lembramos
da tua bondade, em teu templo
De acordo com o teu nome, ó Elohim
assim é o teu louvor
alcança os lugares mais distantes da terra!

Que o monte Sião se alegre
se alegrem as filhas de Judá
se alegrem em Teus juízos!

Rodeiem Sião, que o cerquem
contem as suas torres.
Notem bem os seus muros
observem os seus palácios
para que as gerações seguintes saibam.

I Tessalonicenses 5: 25-28


 Irmãos, peçam por nós com insistência.
Saúdem a todos os irmãos com um beijo puro.
Por Adonay imploro: Que todos os irmãos separados para Ele, tenham acesso a esta carta.
Que a Graça de nosso Dono Iesus, o Christus, esteja com vcs.


*carta escrita de Atenas. 


I Tessalonicenses 5: 23,24


 E que o Elohim da paz, separe vcs para Ele em tudo, e que a simplicidade do espírito de vcs, e a alma e o corpo, sejam conservados totalmente irrepreensiveis, preparados para a vinda de nosso Dono Iesus, o Christus.

Quem chamou vcs é fiel, e Ele fará acontecer!

I Tessalonicenses 5: 12-22


 Insistimos irmãos, que reconheçam aqueles que entre vcs trabalham, e que presidem sobre vcs em Adonay, e a vcs corrigem;

e que os tenham em alta estima e amor, por causa do trabalho que realizam. Tenham paz entre vcs.
 Insistimos também irmãos, que corrijam os desordeiros, que consolem os desanimados, sustentem os fracos e sejam pacientes para com todos.
Fiquem atentos, para que ninguém pague a outro o mal pelo mal, mas sigam sempre o bem, tanto entre vcs, como para com os de fora.
Alegrem-se sempre.
Orem sem cessar.
Em tudo sejam gratos, pq esta é a vontade de Elohim para vcs, em Christus Iesus.
Não apaguem o Espírito.
Não desprezem profecias.
Examinem tudo; retenham o que for bom.
Evitem qualquer coisa que se pareça com o mal.


I Tessalonicenses 5: 1-11


 Meus irmãos, a respeito dos tempos e das estações, não é necessário que eu escreva algo a vcs;

pq vcs sabem muito bem, que o dia de Yehovah virá como um ladrão na noite.
Pois quando disserem: Temos paz e segurança! Então virá uma destruição que ninguém espera, como se fossem dores de parto, e ninguém vai escapar dela.
Mas vcs irmãos, não estão mais em trevas, e aquele dia não vai pegar vcs de surpresa, como um ladrão;
pq todos vcs são filhos da Luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
não estejamos sonolentos como os demais, mas sejamos vigilantes e sóbrios.
Pq os que dormem, dormem de noite; e os que se embebedam, se embebedam á noite.
Mas nós que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a armadura da fé e da caridade, e tendo como capacete, a esperança da salvação. (Yeshuah).
Pq Elohim não nos criou para a perdição,  mas para sermos salvos, por meio de nosso Adonay, Iesus, o Christus.
Que morreu por nós, para que durmamos ou vigiemos, vivamos junto a Ele.
Por isso, incentivem uns aos outros, e construam uns aos outros, como já vem fazendo.


sexta-feira, 22 de maio de 2026

Salmo 47



 Batam as mãos todos os povos

louvem a Elohim com voz de vencedores
Pq Yahweh é mais elevado que todos
Ele é o grande Rei sobre a terra.

Ele nos fará governar sobre os povos
e colocará as nações debaixo de nossos pés
Vai separar para nós uma herança
pela elevação de Yakov, a quem ama.(Selá)

Elohim subiu com alegria estrondosa
Yehovah subiu ao som de trombeta
Cantem louvores a Elohim, cantem louvores!
Cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores!

Pq Elohim é o Rei de toda a terra
cantem a Ele canções inteligentes
Elohim reina sobre as nações
Elohim se assenta em Sua santidade, como se um trono fosse.

Atos dos Apóstolos 22: 22-30


 Ouviram Paulo até esta fala, depois disto começaram a gritar: Tirem esse homem da terra, pq não merece viver!

E com muita gritaria; rasgando as roupas, e jogando poeira no ar,
então o tribuno mandou levar Paulo a fortaleza, ordenando que o interrogassem com açoites, para entender afinal qual a ofensa que ele fez contra os judeus. 
Enquanto atavam a ele com correntes para ser açoitado, Paulo perguntou: É permitido a vcs açoitar um cidadão romano que não foi condenado?
Ao ouvir isso, o centurião voltou até o tribuno e perguntou: Tem certeza que é isso que quer fazer? Este homem é cidadão romano.
O tribuno foi até ele e perguntou: É de fato romano? Ele disse: Sim.
Respondeu o tribuno: Comprei minha cidadania com uma grande soma em dinheiro. Paulo disse: Pois eu tenho esse direito por nascimento.
E logo os interrogadores se afastaram dele; e até o tribuno teve medo, quando soube que era romano, pq tinha algemado a ele.
No dia seguinte, ainda querendo entender o motivo de toda essa desordem causada pelos judeus, soltou a ele das algemas e mandou que viessem os principais sacerdotes e todo seu conselho; e trazendo Paulo, o colocou cara a cara com eles.

Atos dos Apóstolos 22: 1-21


 Homens, irmãos e pais, ouçam agora a minha defesa diante de vcs.
Quando viram que falava em hebraico, fizeram um silêncio maior; Então disse:
No que diz respeito a mim, sou homem judeu, nascido em Tarso, da Cilícia, e criado nesta cidade, aprendendo com Gamaliel, instruído em conformidade com a Lei de nossos pais, cheio de zelo para com Elohim, do mesmo modo que vcs hoje.
Até a morte persegui este Caminho, tanto homens quanto mulheres, prendendo e levando para a cadeia,
tenho como testemunhas disso, o sumo sacerdote, todo o conselho dos Anciãos; e recebi deles, cartas para as outras sinagogas, então fui a Damasco, para trazer algemados para Jerusalém, os que ali estivessem, para que fossem castigados.
Aconteceu que enquanto eu ia para Damasco, quando estava quase chegando, perto das 12 hs, derepente uma grande luz do céu me envolveu.
Então caí no chão e ouvi uma voz que disse: Saulo, Saulo, pq me persegue?
E eu respondi: Quem o senhor é? E disse Ele: Eu Sou Iesus, de Nazaré, a quem tu persegue.
E os que estavam comigo, em verdade, viram a Luz e tiveram muito medo; mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
Então eu disse: O que devo fazer Adonay? E Adonay me disse: Levante, chegue a Damasco, e ali Eu darei a ti a ordem do que fazer.
O resultado daquela Luz esplendorosa, é que eu não conseguia ver, os que me acompanhavam me guiavam pela mão. Assim cheguei a Damasco.
Um homem piedoso de acordo com a Lei, temente a Elohim,  chamado Ananias, que morava ali e contava com o bom testemunho de todos os seus vizinhos, 
veio ao meu encontro, se apresentou e disse: Saulo, irmão, volte a ver. E então voltei a ver e o vi.
Ele disse: O Elohim de nossos pais, te escolheu no príncipio, para que conheça Sua vontade, e veja o Justo e ouça a voz de sua boca.
Pq teu destino é ser testemunha D'Ele diante de todos os homens, contando o que tem visto e ouvido.
E agora? Pq se demora? Te levanta, seja batizado, lava os teus pecados, invocando o nome de Adonay.
E aconteceu que, enquanto eu orava no templo, fui tomado(arrebatado) pela mão de Yehovah!
E vi Aquele que me disse: Saia rápido de Jerusalém, pq não receberão o teu testemunho sobre mim.
Eu disse: Adonay, eles bem sabem, que eu lançava na prisão e chicoteava nas sinagogas os que criam em Ti!
E quando o sangue de Estevão, Tua testemunha, era derramado, eu estava junto e concordava com sua morte, e segurava as roupas dos que jogavam pedras nele.
E disse a mim: Vai, pq vou te enviar para os estrangeiros, povos de muito longe.


Eclesíastes 2: 12-26


 Então me apliquei a contemplar a sabedoria, o descontrole e a loucura; pq os homens que seguem reis, acabam envolvidos neste ciclo;
Então eu vi que não existe outra alternativa, melhor que a sabedoria, pois esta é melhor que a tolice, da mesma forma, que a Luz é muito melhor que as trevas.
Os olhos do sábio, estão em seu rosto, mas o louco anda em trevas; entendi também, que o mesmo sucede a 1, sucede a todos.
Então pensei em meu coração; O que acontece ao tolo, vai acontecer a mim; então pq gastei meu tempo buscando a Sabedoria? Então conclui em meu coração, que fiz isso por vaidade.
Pq no futuro, o sábio e o tolo serão esquecidos; das coisas que fizemos hoje, quase nada será lembrado. E o tolo e o sábio, morrem do mesmo jeito!
Por isso, achei essa vida um aborrecimento, pq o trabalho realizado debaixo do sol é penoso; tudo produto da vaidade e do espírito aflito.
Também achei uma perda de tempo, todo o meu trabalho, feito debaixo do sol, pq para nada mais serve, do que para ser herdado por quem vier depois de mim.
E quem sabe? Se será sábio ou tolo? Em todo caso, ele será dono de tudo que eu fiz, e de toda a Sabedoria que tive debaixo do sol; isto também é vaidade.
Então me esforcei para que meu coração, perdesse toda a esperança, de todo o trabalho duro que trabalhei debaixo do sol.
Pq existiu um homem que faz seu trabalho, com Sabedoria, ciência e habilidade; e no final, um homem que não fez nada, herda tudo; isso também é vaidade, e uma grande decepção.
Pq qual alegria, o homem pode colher, de todo o trabalho com que se cansa debaixo do sol?
Como resultado desse trabalho, seu dia-a-dia é de dores e aborrecimentos; nem de noite seu coração descansa: Isto também é vaidade.
É bom para o homem, que coma e beba, e que deixe sua alma alegre com o resultado do seu trabalho. E também vi que este bem, vem da mão de Elohim.
Pq quem pode comer, ou se alegrar, melhor do que eu?
Pq Elohim dá ao homem bom, segundo seu critério, Sabedoria, conhecimento e alegria; mas ao pecador, da mais trabalho, para que ele ajunte, e acumule e no final, tudo fique para o bom. Isto também é vaidade e grande aflição de espírito.


Eclesíastes 2: 1-11


 Disse eu em meu coração: Venha ver como é boa a diversão; Deleite-se no prazer; mas ao final ficou evidente que isso também era vaidade.

Sobre as risadas eu disse: Enlouqueceu? E sobre a alegria: Para que serve isto?
Busquei em meu coração como seria possível, desfrutar do vinho e continuar sendo sábio,  e como impedirei a loucura de me tomar, até concluir quais as melhores alternativas de vida, para os homens que vivem debaixo do sol, durante a duração do número de dias de sua vida.
Fiz para mim maravilhas da arquitetura; construí para mim casas; plantei para mim parreirais.
 Plantei para mim hortas e jardins; e plantei nele árvores de todo tipo de frutas.
Fiz para mim reservatórios de águas; para irrigar com eles os bosques onde as árvores verdejavam.
Adquiri escravos e escravas, e tive escravos nascidos em casa; também tive grandes rebanhos de vacas e ovelhas; mais que todos os reis que reinaram em Jerusalém antes de mim.
Também amontoei para mim, prata e ouro, e jóias presenteadas por reis e províncias; me cerquei de cantores e cantoras,  das maiores delícias que os homens podem provar, e de todos os instrumentos musicais possíveis.
E me elevei, e me exaltei mais do que todos que vieram antes de mim em Jerusalém: E a Sabedoria perseverou em estar ao meu lado.
E tudo que os meus olhos desejaram, não me neguei. Nem privei ao meu coração nenhum prazer; e meu coração ficou alegre com todo o trabalho que realizei, e essa foi toda a recompensa que consegui com o meu trabalho.
E eu olhei para todo o trabalho que minhas mãos fizeram, para absolutamente todo o trabalho que eu fiz; e percebi que tudo era vaidade e espírito de aflição. E que tudo isto era inútil debaixo do sol.


Livro de Enoque - O Livro das visões dos Sonhos - Cap 1 - Domínio Público


 

Sabedoria de Salomão - Cap 13 - Domínio Público





 

Jubileus - Cap 25 - Domínio Público





 

domingo, 17 de maio de 2026

Provérbios de Salomão 2: 16-22


 Para te livrar da mulher estranha e estrangeira, que carrega bajulação em suas palavras;

Que abandona a orientação que recebeu em sua mocidade, e se esquece do pacto com seu Elohim;
Pq sua família se inclina para a morte, e seus caminhos para o mundo dos mortos;
Todos os que seguem a elas, não conseguirão voltar, e não encontrarão o caminho da Vida.
Para que ande pelo caminho da bondade, e guarde a trilha da justiça.
Pq os retos vão habitar a terra; e os sinceros irão permanecer nela.
Mas os descrentes(ateus) serão arrancados da terra; e os traidores serão dela arrancados. 

Provérbios de Salomão 2: 9-15


 Então entenderá, a Justiça, o Juízo e a  Imparcialidade, e todas as boas trilhas.

Pq a Sabedoria vai entrar em teu coração, e o conhecimento não será pesado em tua alma.
O bom senso irá te guardar, e a inteligência irá te preservar;
Para te livrar dos maus caminhos; e do homem que diz coisas perversas;
 Daqueles que abandonam o caminho fresco da retidão; para trilhar os caminhos das trevas,
Que se alegram em fazer o mal; e festejam a perversidade dos maus;
Os atalhos que fazem são tortos; e suas trilhas estão fora dos limites,

Provérbios de Salomão 2: 1-8


 Meu filho, faça a escolha certa! Aceite meus ensinamentos e esconda meus mandamentos em ti;

para o teu ouvido ouvir atento a Sabedoria, e para teu coração amar o entendimento,
e se por entendimento clamar, e pedindo inteligência levantar a voz,
se a buscar como se busca a prata, e procurar a ela como se fosse um tesouro escondido.
Então entenderá o valor de temer Yahweh, e achará o conhecimento profundo de Elohim.
Pq Yahweh é a fonte da Sabedoria: Da sua boca saem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os íntegros; é o escudo daqueles que caminham em sinceridade.
Para que percorra o caminho estreito do juízo: e preserve os que caminham em Sua santidade. (separação para Ele).

Salmo 46


 Elohim é meu refúgio, minha fortaleza
Ele está presente!

Quando a angústia me encontra
Ele vem me socorrer.

Por isso não temerei
ainda que a terra seja sacudida
ainda que as montanhas, sejam cercadas pelo mar

Ainda que ouça o rugido das águas
ainda que os montes esfarelem por causa da violência (Selá)

Há um rio cujas águas, alegram a cidade de Elohim
o lugar da Presença, onde mora o Elohim mais alto que todos.
Elohim está no meio dessa cidade, não se abalará
A ajuda de Elohim chegará ao nascer da manhã.

As nações se acharam poderosas;
Marcharam os seus reinos;
Ele levantou a Sua voz
E a terra se derreteu!

Yahweh dos Exércitos está ao nosso lado
O Elohim de Yakov é o nosso refúgio! (Selá)
Venham, contemplem as maravilhas que Yahweh fez!
Desolações que Ele fez sobre a terra.

Ele faz com que guerras por toda a terra
 cheguem ao fim
quebra o arco, corta a lança
queima os carros no fogo!

Façam silêncio e saibam: Eu Sou o Elohim!
serei o maior entre as nações
serei o maior em toda a terra!!!

Yahweh dos Exércitos está ao nosso lado
a nossa ajuda vem do Elohim de Yakov.



Gênesis 28: 10-22


 Yakov partiu de Berseba e se foi para Harã;

Quando o sol se pôs, chegou a um lugar onde passou a noite; pegou uma das pedras daquele lugar e usou como travesseiro, e deitou ali.
E teve um sonho: Uma escada tocava a terra, e o topo sumia entre as nuvens, e os Mensageiros de Elohim, subiam e desciam sobre ela;
Yahweh estava na ponta de cima dela, e disse: Eu Sou Yahweh, o Elohim de teu pai Abraão, e de teu pai Isaque; esta terra onde tu dorme agora, Eu darei a ti e teus descendentes :
E a tua descendência será numerosa como o pó da terra, e será espalhada, no ocidente, no oriente, no norte e no sul. E em ti, e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra: 
Estou contigo,  e vou te proteger onde quer que for, e te farei retornar a esta terra que me pertence, pq não te deixarei só, até que se cumpra o que Eu disse!
Acordou Yakov de seu sono e disse: Na Verdade Yahweh está neste lugar e eu não sabia.
E com medo disse: Que lugar terrível! Este lugar só pode ser a Casa de Yahweh! E esta é a porta do céu!
Então Yakov acordou de madrugada, e pegou a pedra que usou como travesseiro, e colocou em pé, em forma de coluna, e derramou azeite sobre ela.
E chamou aquele lugar de Betel: Mas antes, aquela cidade se chamava Luz.
Yakov fez uma promessa dizendo: Se Elohim for comigo, e me proteger nessa viagem, e me der pão para comer, e roupa para vestir; 
e eu retornar em paz para a casa de meu pai, então Yahweh será o meu Elohim;
E esta pedra que levantei em pé, como coluna, será a casa de Elohim, e de tudo que me der, darei 10%.


Gênesis 28: 1-9


Isaque chamou a Yakov, o abençoou e ordenou a ele dizendo: Não case com uma das mulheres locais, filhas de Canaã;
Levante e vá até a cidade de Padã-Arã, e vá até a casa de Betuel, pai de tua mãe, e case com uma das filhas de Labão, teu tio;
Que El-Shaday te abençõe, e te faça multiplicar e dar fruto, para que de ti se faça uma multidão de povos;
e te dê a mesma benção que deu a Abraão, a ti e a tua descendência, para que tu herde a terra onde peregrina, que Elohim deu a Abraão.
Assim Isaque enviou Yakov,  o qual se foi a Padã-Arã, á casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Yakov e Esaú.
Esaú viu que Isaque abençoou Yakov, e o enviou a Padã-Arã, para encontrar ali uma esposa, e que quando abençoou deu ordem dizendo: Não case com nenhuma das filhas de Canaã;
e que Yakov obedeceu seu pai e sua mãe foi para Padã-Arã;
percebeu Esaú que as filhas de Canaã eram mal vistas por seu pai, Isaque,
foi até a casa de Ishma-El, e tomou por esposa mais 1 mulher, além de suas outras 2, chamada Maalate, filha de Ishma-El, filho de Abraão e irmã de Nebaiote.


Romanos 12: 9-21


 O amor seja sem fingimento, sinta repulsa pelo mal, e agarre o bem.

Amem com gentileza uns aos outros, com amor de irmãos, preferindo um honrar ao outro.
No cuidado com o outro, sejam ágeis. Sejam fervorosos no Espírito, servindo Adonay;
sejam alegres na esperança, pacientes enquanto são moídos, perseverantes em oração;
atendendo os separados em suas necessidades, seguindo a hospitalidade,
abençõem aqueles que fazem mal a vcs, abençõem, não amaldiçõem.
Sejam alegres com os que estão alegres, e chorem com os que estão chorando.
Sejam perfeitamente unidos entre vcs, não ambicionem ser famosos, mas sejam humildes; não tenham sobre vcs mesmos, a opinião de que são diferenciados.
Não paguem com o mal, o mal que fazem a vcs, procurem as coisas que são honestas, diante de Elohim e diante dos homens.
Se for possível, no que depender de vcs, tenham paz com todas as pessoas.
Não façam justiça com as próprias mãos, mas creiam que Elohim fará justiça, pq dizem as Escrituras:  Cabe a mim retribuir, e Eu o farei, diz Yehovah!
Por isso, se a pessoa que quer o teu mal, passar fome, dê comida a ele. Se tiver sede, de água a ele; pq agindo desta forma, fogo vivo  se amontoará sobre sua cabeça.
Não deixe que o mal te vença, mas vence o mal com o bem.

sábado, 16 de maio de 2026

Romanos 12: 3-8


 Pq, pela Graça que foi dada a mim, oriento que cada um de vcs, não pense ser mais do que realmente é, mas que pense sobre si mesmo com modéstia, de acordo com a medida de fé que Elohim repartiu a cada um.
 A igreja é como um corpo, que tem muitos membros, e nem todos os membros executam a mesma função, 

desta forma, nós, que somos muitos, temos o nosso lugar no corpo de Christus, e individualmente, somos membros (somos ligados) uns dos(aos) outros.
Temos diferentes dons, de acordo com a Graça que nos foi dada: usemos estes dons! Se for profecia, que seja exercida de acordo com a medida da fé,
se é serviço, que seja paciente ao servir; se é ensinar, que seja prudente na doutrina; 
o que é consolador, seja constante em consolar; o que doa, doe com honestidade; o que organiza, que seja com disciplina; o que exerce misericórdia, que seja com alegria.

Romanos 12: 1,2


 Peço com insistência, pela compaixão de Elohim, que vcs ofereçam seus corpos, em sacríficio vivo, separado para Elohim e agradável a Ele, isso é cultuar a Ele de forma racional.

E não tomem a forma(valores) deste mundo(sistema), mas sejam tranformados pela renovação do entendimento(nova forma de pensar), para que possam de fato conhecer, a boa, perfeita e agradável vontade de Elohim.

Atos dos Apóstolos 21: 37-40


 E quando Paulo era levado á Fortaleza, disse ao tribuno: Posso lhe falar algo? Ele respondeu: Sabe falar grego? 

Não é tu o egípcio que fez uma rebelião um tempo atrás e levou 4000 ladrões para o deserto?
Paulo disse a ele: Sou judeu, nascido em Tarso, cidade que é bem conhecida na Cilícia; imploro que me deixe falar ao povo.
Ele o permitiu. Paulo ficou em pé nas escadas, fez sinal com a mão pedindo silêncio, e quando finalmente silenciou, falou a eles em hebraico;

Atos dos Apóstolos 21: 27-36


 Terminado o período de 7 dias, os judeus da Ásia, ao verem que Paulo estava no templo, fizeram um grande alvoroço, e o povo os agarrou e não permitia que se deslocassem, 

e gritaram: Homens de Israel, atenção aqui; Este é o homem que por onde vai, ensina a todos, contra o povo, contra a Lei, e contra o templo; e como se não bastasse, trouxe um grego para este lugar, e assim cometeu a profanação deste lugar santo!
Pq viram com ele na cidade o irmão Trófimo, que é de Éfeso, e pensaram que Paulo levou ele para o templo.
E a gritaria se espalhou pela cidade, e muita gente se encaminhou para lá para ver; então Paulo foi arrastado e expulso do templo e fecharam as portas.
A intenção deles era matar a Paulo, e chegou ao tribuno da corte o aviso de que Jerusalém estava mergulhada em confusão.
A seguir, ele reuniu soldados e centuriões e correu para lá. Quando os judeus viram o tribuno e os soldados, pararam de agredir a Paulo.
Então o tribuno veio, prendeu a Paulo, mandou usar duas algemas, e perguntou a ele quem era, e o que tinha feito.
E na multidão, uns gritavam uma coisa, e outros gritavam outra; e como não era possível o entendimento, mandou levar a Paulo para a Fortaleza.
E sucedeu, que para subir as escadas, os soldados tiveram de levar Paulo ás costas, tamanha a fúria da multidão;
Pq a multidão do povo o seguia gritando: Queremos a pena de morte!

Atos dos Apóstolos 21: 17-26


 E logo que chegamos a Jerusalém, fomos recebidos pelos irmãos com muita boa vontade.

No dia seguinte, os irmãos entraram conosco em casa de Yakov, e todos líderes mais velhos vieram ali.
E havendo saudado a eles, contou com detalhes, o que Elohim realizou entre os estrangeiros, através do seu trabalho.
Eles ouvindo, louvaram a Elohim e disseram: Creio que tu sabe irmão, que milhares de judeus que creem em Christus, são zelosos pela Lei.
E já foram informados sobre ti, que tem ensinado aos judeus que estão em outros países a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo o costume da Lei.
Então o que faremos? Pq a multidão vai se ajuntar, pois já sabem que tu está aqui. 
Faça isto que te dizemos: Temos aqui 4 homens que fizeram voto.
Fica junto a eles, e com eles fique separado, e paga a raspagem da cabeça deles, e todos verão por si mesmos que aquilo que falam de ti não é verdade, mas que tu também anda guardando a Lei.
Porém, a respeito dos estrangeiros que creram, já escrevemos a eles o que é necessário que eles  observem (ou: pratiquem); mas que se abstenham da carne sacrificada a ídolos, de comer carne com sangue, do animal sufocado, e da sexualidade promíscua.
Então Paulo se juntou aos homens que fizeram voto, e no dia seguinte entrou no templo, já separado com eles para esse fim, completados os dias da purificação; e ficou ali até serem oferecidas as ofertas por cada um deles.