quarta-feira, 3 de junho de 2026

Atos dos Apóstolos 23: 25-35


 E escreveu 1 carta que dizia:

De Claúdio Lísias, para Félix, poderoso governador, saúde.
Este homem foi preso pelos judeus; e estando já sofrendo perigo de ser emboscado e morto por eles, intervi eu com os soldados e preservei a vida dele, pq é fato que ele é cidadão romano.
E querendo eu entender, afinal, qual a acusação contra ele, o enviei ao seu conselho.
E percebi que o acusam, de questões ligadas a religião deles, sendo que não encontrei nele, nenhum crime que mereça pena de morte ou prisão, segundo a lei romana.
Fui informado, de que os judeus estavam armando ciladas a ele, então enviei ele a ti, e também enderecei seus acusadores a ti, para que a ti digam o que tem contra ele de fato. Passe bem.
Levando Paulo á noite, como foi ordenado, o levaram a Antipátride.
 No dia seguinte, os soldados retornaram á Fortaleza, deixando os 70 cavaleiros, prosseguirem viagem com Paulo.
Estes assim que chegaram a Cesaréia, entregaram Paulo a Félix, juntamente com a carta endereçada ao governador.
O governador leu a carta, e perguntou de que província era. Quando soube que era da Cílicia, disse:
Quando os teus acusadores chegarem, ouvirei a ti e a eles.
E mandou que o mantivesse na Audiência de Herodes.


Atos dos Apóstolos 23: 12-24


 Quando o dia amanheceu, alguns dos judeus fizeram uma conspiração e juraram, que não comeriam, nem beberiam, enquanto Paulo não estivesse morto por eles.

E os que fizeram esse juramento, eram mais de 40 homens.
Este grupo foi até os mais velhos da comunidade e os principais sacerdotes e disseram: Fizemos um juramento, e se quebrarmos a ele seremos amaldiçoados, de não comer, nem beber nada, até que matemos Paulo.
Agora, vcs e o conselho, devem pedir ao tribuno que traga Paulo aqui amanhã, para maiores esclarecimentos, e antes dele chegar aqui, faremos 1 cilada e o mataremos.
E o sobrinho de Paulo, ouviu essa conversa, sobre a cilada, e foi correndo para a Fortaleza, e contou tudo a Paulo.
 Paulo, chamando um dos centuriões disse: Leve este jovem ao tribuno, pq tem uma denúncia para fazer a ele.
Então o centurião o levou ao tribuno e disse: O preso chamado Paulo, me chamou e solicitou que trouxesse a ti este jovem. Ele tem algo para lhe falar.
E o tribuno, o pegou pela mão, levou a um local reservado e perguntou: O que tem a me dizer jovem?
E disse ele: Os judeus combinaram de te pedir para amanhã levar Paulo até eles, para maiores esclarecimentos.
Não deve acreditar neles. Mais de 40 homens estão armando cilada,  e eles juraram, sob risco de maldição, não comerem nem beberem nada, até que tenham conseguido matar a Paulo. Já estão alertas, esperando a tua promessa.
Então o tribuno mandou o jovem embora, mas disse: Não conte a ninguém nossa conversa.
Chamando 2 centuriões disse a eles: Preparem 200 soldados, para as 21 hs, irem a Cesaréia, 70 devem estar a cavalo, e levem também 200 arqueiros;
e arreie cavalos, para levarem Paulo a salvo até o governador Félix.


segunda-feira, 1 de junho de 2026

Atos dos Apóstolos 23: 1-11


 Paulo olhou para o conselho e disse: Irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Elohim, com toda a consciência em bondade.
Mas o sacerdote principal, Ananias, mandou aos que estavam próximos a ele, que ferissem a Paulo na boca.
Então Paulo disse a ele: Elohim vai te ferir, hipócrita. Está aqui para me julgar de acordo com a Lei, e quebrando a Lei, manda me ferir?
E os que ali estavam disseram: Deseja o mal para o sacerdote principal de Elohim?
Paulo disse: Não reconheci irmãos, que era o sacerdote principal; pq está escrito: Não falará mal do principal do teu povo.
E Paulo, sabendo que ali estavam reunidos fariseus e saduceus, gritou: Irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; pq creio na ressureição dos mortos, e a espero, estou sendo julgado!!!
Após dizer isso a multidão entrou em debate; e se dividiu em fariseus e saduceus.
Pq os saduceus não acreditam que os mortos voltam a viver, nem que existem Mensageiros Celestiais, nem espírito; os fariseus porém, acreditam em tudo isso.
A declaração de Paulo deu origem a uma gritaria; e os escritores profissionais dos fariseus levantaram e gritaram: Nenhum mal achamos neste homem, se algum espírito, ou Mensageiro Celestial falou com ele, não devemos questionar Elohim.
E a gritaria foi tão selvagem, que o tribuno teve medo de que Paulo fosse despedaçado por eles, e mandou descer o batalhão para tirar a Paulo do meio deles, e o levassem para a Fortaleza.
Na noite seguinte Adonay apareceu a Paulo e disse: Paulo, fique animado; assim como vc testemunhou de mim em Jerusalém, vai testemunhar sobre mim em Roma!

Eclesíastes 3: 16-22


 Vi mais coisas ainda abaixo do sol; no lugar do juízo, a falta dele(ou a injustiça). No lugar da justiça, crueldades maiores ainda.

Eu disse em meu coração: Elohim vai julgar a todos; justos e injustos. Pq todas as intenções e todos os trabalhos, tem um tempo para serem relidade.
Eu disse em meu coração: É por causa dos seres humanos, para que Elohim possa deixar evidente a todos, que foram testados, para que eles percebam que não são melhores que os animais.
 Pq o que acontece com os seres humanos, acontece com os animais; a mesma coisa sucede a eles, como um morre, o outro também morre, pq todos receberam o mesmo fôlego.
E a vantagem dos seres humanos sobre os animais se resume em uma palavra: Nenhuma! Pq todos são vaidade.
Todos vão para um só lugar: Todos vem do pó, e ao pó retornam.
Temos algum motivo para crer, que o fôlego dos seres humanos sobe, e o dos animais desce para as profundidades da terra?
Por isso, tenho de concluir, que não existe coisa melhor, do que o ser humano estar contente, com o fruto do seu trabalho; pq essa é a sua parte. 
Afinal, quem terá poder para fazer com que ele volte dos mortos, para ver o que o futuro será?

Eclesíastes 3: 1-15


 Tudo tem um tempo específico para acontecer; e existe tempo o suficiente para realizar de tudo neste mundo abaixo do céu:

Data marcada para nascer e data marcada para morrer; dias para plantar e dias para colher o que foi plantado:
Épocas em que é necessário matar, e épocas para curar; tempos para demolir e tempos para construir:
Momentos para chorar e momentos para sorrir; momentos para chorar e momentos para saltar de alegria;
Ocasiões em que se deve espalhar pedras e ocasiões em que se deve empilhar as pedras;
momentos para abraçar e momentos para deixar de abraçar;
Oportunidades para buscar e oportunidades que se perdem; momentos para acumular e momentos para distribuir;
Situações em que se deve costurar e situações em que se deve rasgar; há momentos em que se deve calar e momentos em que se deve falar a plenos pulmões;
Tempo para amar e tempo para odiar; tempo de fazer a guerra e tempo de conservar a paz;
Qual o lucro, que o trabalhador tem em trabalhar, até ficar exausto?
Tenho visto o trabalho que Elohim deu aos seres humanos; para com ele os deixar aflitos.
Tudo Ele fez de modo lindo, no tempo certo; também colocou uma curiosidade, do tamanho do mundo, no coração dos seres humanos, mas tornou demasiado difícil que o ser humano descubra como Elohim fez seu trabalho do ínicio ao fim. (Alfa e Ômega; Aléf e Tav, Amém)
 Posso perceber, que nada é melhor para eles, que se alegrarem e fazerem o bem em sua vida;
E também que os seres humanos comam e bebam, e desfrutem do lucro do seu trabalho: isto é um presente de Elohim.
Eu sei que tudo o que Elohim fez, durará para sempre. Nada se pode tirar, e nada se pode acrescentar. E isto Elohim fez, para que os seres humanos tenham com Ele o devido respeito.
O que  existe, já existia; e o que vai existir, já existia; E Elohim pede prestação de contas,  do que já foi feito.




Provérbios de Salomão 3: 13-35


 Mais que feliz é o homem que encontra a Sabedoria; e o homem que absorve o conhecimento.

Pq o que ele vende, vale mais que a prata; e o seu lucro, vale mais do que o ouro.
É mais precioso que pedras preciosas; e tudo o que pode ser desejado, não se compara a Sabedoria.
Uma vida longa está em Sua mão direita; em Sua mão esquerda, riquezas e honra.
 Os Seus caminhos, são caminhos de contentamento; são oásis de paz.
É como a Árvore da Vida para os que a mantém perto; e mais que felizes são os que a retém.
Yahweh com Sabedoria fundamentou a terra; ordenou os céus com inteligência!
Pela sua Sabedoria, nasceram os rios; e as nuvens regam a terra.
Meu filho, não perca essas coisas de vista; guarda a verdadeira Sabedoria e o bom senso;
Pq serão vida para a tua alma, e Graça como se fosse um belo colar.
Então andará confiante pela estrada, e teu pé não tropeçará.
 Quando te deitar, não terá medo; sim, tu dormirá um sono suave.
Não tenha medo de ataques de surpresa, nem da destruição que os maldosos causam, quando ela vier.
Pq Yahweh será tua esperança, e protegerá teus pés das algemas.
Não separe os donos de seus pertences, mesmo que tu tenha poder para o fazer.
Não diga ao teu próximo: Vai, volta amanhã e te darei: tendo poder para dar agora.
Não planeje o mal contra o teu próximo, sendo que habita contigo e confia.
Não faça confronto sem razão, se o confrontado não te fez nenhum mal.
Não tenha inveja do homem violento, nem imite nenhuma de suas escolhas.
Pq o perverso é repelido por Yahweh, mas para os sinceros revela seus segredos.
Yahweh amaldiçoa a casa dos maldosos, mas reserva sua benção para a casa dos que vivem corretamente.
Ele zomba dos zombadores, mas dá Graça aos pacíficos.
Os sábios herdarão a honra, mas os vida louca serão envergonhados.

Livros do Novo Testamento já concluídos!


 

 Mateus

João

Gálatas

Efésios

Filipenses

Colossenses

I Tessalonicenses

II Tessalonicenses

Tito

Filemom

Tiago

Judas