
Por esse motivo, eu, prisioneiro no Criador, suplico que andem de modo coerente para com o chamado que receberam,
com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando uns ás falhas dos outros em amor, procurando cuidadosamente manter a união do Espírito no vínculo da paz.
Existe 1 só corpo e 1 só Espírito de Christus, da mesma forma que a esperança para a qual vcs foram chamados é uma só;
há 1 só Dono, uma só fé, um só batismo,
um só Criador e Pai de todos, que é soberano sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
E a cada 1 de nós foi disponibilizada a graça, conforme a medida repartida por Christus.
Por isso, é que foi declarado: “Quando Ele subia em triunfo às alturas, levou presa a prisão que nos prendia e distribuiu dons aos homens”.
O que significa “Ele subiu”, senão que também desceu às partes mais baixas do mundo físico?
Aquele que desceu é o mesmo que semelhantemente subiu muito além de todos os céus, para preencher tudo o que existe.
Assim, Ele compartilhou a Graça em diversas habilidades, alguns para serem Enviados aos povos, outros para pregar e denunciar as corrupções do Sistema, outros para anunciar as Boas Novas e outros para aconselhar e orientar e os professores para ensinar,
com o propósito de evoluir os separados para Christus para o trabalho de servir aos irmãos, para que o Corpo de Christus seja construído,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Yahweh, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da maturidade de conhecer plenamente a Christus.
O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os negligentes e distraídos ao erro.
Longe disso, seguindo a verdade em amor, que evoluamos em tudo naquele que é a cabeça, Christus.
A partir Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e constrói a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Sendo assim, eu afirmo a vcs, e no Criador insisto, para que não vivam mais como os que não conhecem o Criador, que vivem pensando somente em coisas inúteis.
Eles estão com a mente mergulhada na escuridão da ignorância e separados da vida que vem do Criador por causa da ignorância em que vivem, devido ao endurecimento do seu coração.
Havendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram a um estilo de vida egoísta e pervertido, cometendo com fome e sem nunca ficarem satisfeitos toda a espécie de impureza.
Porém, não foi isso que vcs aprenderam de Christus!
Se é que de fato o ouviram e nele foram ensinados, conforme a verdade que está completa em Yeshua.
Quanto à antiga maneira de viver, foram ensinados a deixar para trás o velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
para serem transformados em um novo modo de pensar e
a assumirem o modo de viver e pensar do novo homem, criado para ser semelhante ao Criador em justiça e em santidade que se origina da Verdade.
Por isso, cada 1 de nós deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de 1 mesmo Corpo.
“Estremeça de raiva, mas não leve o erro a diante”, acalme sua raiva antes que ela faça raízes,
e não dê razão ao Ego.
Aquele que roubava, não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem está atravessando um tempo de necessidade.
Não saia da boca de vcs nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para construir, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem.
E não entristeçam o Espírito Perfeito de Yahweh, com o qual vcs foram marcados para o dia da redenção.
Toda amargura, todo ódio, toda raiva, gritaria e insultos sejam eliminadas do meio de vcs, bem como toda a maldade!
Pelo contrário, sejam bondosos e tenham compaixão uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Yahweh nos perdoou em Christus.

Por esse motivo, eu, Paulo, estou preso por ensinar a Christus Iesus, por amor a vcs, não-judeus!
Se é que conhecem a generosidade da graça de Yahweh, que me foi concedida em favor de vcs,
e, como por revelação, me foi manifestado o mistério, conforme escrevi a vcs acima, de forma resumida.
Assim, quando lerem, podem perceber o esclarecimento que recebi sobre o mistério de Christus.
Esse mistério não foi esclarecido e revelado às pessoas de outras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos separados para serem Enviados e Proclamadores de Yahweh,
significando que, por meio do Evangelho, os não-judeus são igualmente herdeiros com Israel, membros do mesmo Corpo e também participantes da Promessa em Christus Iesus.
Fui nomeado operário desse Evangelho, segundo o dom da graça de Yahweh, que me foi comissionado conforme a atuação do seu poder.
Embora eu seja o menor dos menores de todos os separados, foi a mim concedida a graça de ensinar aos estrangeiros as incalculáveis riquezas de Christus,
e revelar a todos qual é a generosa doação deste mistério que, desde os séculos passados, foi mantido oculto em Yahweh, que tudo criou.
A intenção dessa graça era que agora, através da Igreja, a múltipla e infinita sabedoria do Criador se tornasse conhecida dos governos e autoridades nas regiões celestiais,
conforme o eterno propósito de Yahweh realizado em Christus Iesus, nosso Dono,
por meio de quem temos livre acesso ao Criador em plena confiança, pela fé na sua pessoa.
Portanto, insisto que não fiquem desanimados por causa dos meus sofrimentos para o benefício de vcs, pois nisso está a sua maior honra.
Por esse motivo, me coloco em total submissão diante do Pai,
do qual se origina toda a paternidade no mundo espiritual e no mundo físico e material.
Oro para que, juntamente com seu Valor Incalculável, Ele fortaleça a vcs no mais íntimo do ser, com todo o poder, por meio do Espírito de Christus.
E que Christus more por meio da fé em seus corações, a fim de vcs tenham raízes e alicerces em amor,
que a vcs seja possível, em união com todos os separados, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade dessa fraternidade,
e, assim, entender o amor de Christus que excede todo conhecimento, para que sejam todos preenchidos de toda a totalidade dimensional do Criador.
Àquele que é poderoso de realizar infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que se torna ação em nós,
a Ele seja a Honra Infinita na Reunião do seu povo e em Christus Iesus, por todas as gerações, por toda a eternidade. No ínicio e no fim!

6 dias antes da Páscoa, Yeshua viajou para Betânia, onde Lázaro morava, aquele que tinha morrido e voltou do mundo dos mortos tornando a viver.
Então, ofereceram a Ele um jantar; Marta servia, enquanto Lázaro estava entre os convidados, sentado à mesa com Yeshua.
Maria pegou um frasco de perfume de nardo puro, um óleo perfumado muito caro, untou os pés de Yeshua e os secou com seus cabelos. E a casa ficou tomada com a fragrância do nardo.
Mas 1 de seus alunos, Judas Iscariotes, filho de Simão, que mais tarde iria trair a Yeshua, discordou dizendo:
“Por que este óleo perfumado não foi vendido e o lucro doado aos pobres?”
Ele não disse isso por se importar com os pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, frequentemente tirava o que nela era depositado.
Yeshua respondeu: “Deixe ela em paz; pois para o dia do meu enterro foi que ela guardou isso.
Os pobres estarão com vcs enquanto viverem, mas a mim vcs nem sempre terão.”
Por outro lado, uma grande multidão de judeus, assim que soube que Yeshua estava ali, veio, não somente por causa de Yeshua, mas também para ver Lázaro, que tinha voltado a viver depois de ter morrido.
Mas os principais líderes religiosos tramaram matar Lázaro também.
Pois, por causa dele ter voltado a vida, muitos estavam se afastando das sinagogas e acreditavam em Yeshua.
Assim que amanheceu, a grande multidão que tinha vindo para a festa, ao ouvir que Yeshua estava chegando a Jerusalém,
pegou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, comemorando: “Hosana! Abençoado o que vem em o Nome de Yahweh!Abençoado o Rei de Israel!”
Yeshua, tendo conseguido um jumentinho, montou a ele, conforme foi definido pelas Escrituras:
“Não tenha medo, ó povo de Sião; eis que o seu Rei está chegando, montado em um jumentinho.”
Naquele momento, seus alunos não entenderam o que estava acontecendo. Só depois que Yeshua foi transformado em corpo glorioso, eles se lembraram de que esses fatos estavam previstos a respeito dele e também de que isso fizeram a Ele.
Sendo assim, a multidão que estava com Ele, quando mandou Lázaro sair do sepulcro e o trouxe de volta à vida, continuou a testemunhar o acontecido.
Por essa razão, um número considerável de pessoas saiu para encontrar a Yeshua, pois ouviu que Ele tinha realizado esse milagre.
Apesar disso, os fariseus comentavam uns com os outros: “Vcs perceberam como nossos esforços são inúteis? Fiquem espertos! A multidão toda segue a Ele!”
Entre os que subiram para adorar a Yahweh durante a festa da Páscoa estavam alguns gregos.
Eles se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: “Senhor! Nós desejamos muito ver a Yeshua.”
Filipe foi e contou a André, e André e Filipe comunicaram o pedido a Yeshua.
Yeshua respondeu: “Chegou a hora em que o Filho da Humanidade será reconhecido como Divino.
Com toda a Verdade, Eu garanto a vcs que se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, será apenas um grão sozinho; mas se morrer produzirá muito fruto.
Aquele que ama a sua vida, vai perder a ela; porém, aquele que odeia sua vida neste mundo, vai conservar a mesma para a vida eterna.
Se alguém é meu escravo, precisa seguir a mim; e onde estou, o meu escravo também estará. Aquele que me serve será honrado por meu Pai.
Agora minhas emoções estão fervendo, e o que posso dizer? Pai, me salve deste momento difícil? Não! Eu vim justamente para cumprir esse propósito e para viver este momento.
Pai, que o teu Nome seja honrado sobre todos!” Então, veio uma voz que retumbou no céu, dizendo: “Eu já honrei meu Nome e vou honrar a Ele novamente.”
Apesar disso, a multidão que estava ali, tendo ouvido a voz, dizia ser um trovão. Outros garantiam: “Um mensageiro celestial falou com Ele.”
Yeshua revelou a eles: “Essa voz não veio por minha causa, e sim para que vcs recebam benefício.
Chegou a hora deste Sistema ser julgado, e agora o príncipe deste Sistema será expulso.
Mas Eu, quando for elevado acima da terra, atrairei todas as pessoas para mim.”
Ele disse isso para expressar o tipo de morte que haveria de sofrer.
O povo discordou dizendo: “Nós temos ouvido da Regra Religiosa que o Christus viverá para sempre, como tu pode afirmar: ‘o Filho da Humanidade precisa ser elevado’? Quem é afinal esse Filho da Humanidade?”
Então Yeshua explicou a eles: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vcs. Caminhem enquanto vcs tem a luz, para que a escuridão não surpreenda vcs, pois aqueles que andam na escuridão não sabem para onde vão.
Enquanto vcs tem a luz, creiam na luz, para que se tornem filhos da luz.” E, terminando de falar, partiu e já não o viam mais.
Mas, apesar de ter realizado tantos milagres diante deles, não creram em Yeshua,
para cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: “Senhor, quem acreditou em nossa mensagem, e a quem foi revelada a Destra de Yahweh?”
Contudo, não podiam crer, porque como reafirmou Isaías:
“Cegou os olhos deles e endureceu o seu coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam e Eu os cure.”
Isso disse Isaías porque viu a magnitude de Yeshua e falou a seu respeito.
Apesar disso, muitos que faziam parte das próprias autoridades acreditaram nele, mas por medo dos líderes religiosos, não assumiam publicamente sua fé, para não serem excluídos da Escola dos Rabinos;
pois amavam mais serem honrados pelos homens do que honrar sobre todos a Yahweh.
Então Yeshua falou bem alto: “Quem acredita em mim, não acredita somente em mim, mas naquele que me enviou para cá.
Quem me vê, vê Aquele que me enviou.
Eu vim como luz para o mundo; a fim de que todo aquele que acredita em mim não permaneça na escuridão.
Se alguém ouvir as minhas palavras e não obedecer a elas, Eu não o condeno; porque Eu não vim para condenar a humanidade, mas sim, para salvar a ela.
Aquele que me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o condene; a Palavra que ensinei, essa o condenará no último dia.
Pois Eu não tenho falado coisas inventadas por mim, mas o Pai, que me enviou, esse me deu ordens sobre o que Eu deveria dizer e o que ensinar.
Eu sei que o seu ensinamento, sua orientação, são a vida eterna. Sendo assim, tudo o que Eu falo, como o Pai me mandou dizer, assim digo.”

Aprendam, o Reino do Criador será parecido com 10 meninas puras que pegaram suas lanternas e saíram para encontrar com o noivo.
5 delas eram responsáveis, mas outras 5 eram irresponsáveis e negligentes.
As que eram negligentes, ao pegarem suas lanternas, não levaram baterias de reserva.
Porém, as responsáveis, levaram baterias em várias embalagens, junto com suas lanternas.
O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e dormiram.
Quando era meia-noite, alguém gritou: ‘O noivo está chegando! Vamos ao encontro dele!’
Então, todas as meninas puras acordaram e foram preparar suas lanternas.
As negligentes pediram às que estavam preparadas: ‘Nos emprestem baterias, porque as nossas lanternas estão se apagando’.
Porém as preparadas responderam: ‘Não podemos, pois assim faltará tanto para nós quanto para vcs! Vão ao mercado e comprem com quem vende’.
Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo. As meninas puras que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de casamento. E a porta foi fechada.
Mais tarde, chegaram as meninas negligentes e clamaram: ‘Senhor! Senhor! Abre a porta para nós!’
Contudo ele lhes respondeu: ‘Estou certo de que não conheço nenhuma de vcs’.
Por isso, estejam atentos pois não sabem o dia, e muito menos a hora em que o Filho da Humanidade chegará.
Comparo também o Reino sendo como um senhor que, ao sair de viagem, reuniu seus empregados e confiou a eles a administração dos seus bens.
A um deu 5 milhões, a outro, 2 e a outro, 1 milhão; a cada um conforme a sua capacidade pessoal de administrar. E, em seguida, partiu de viagem.
O que havia recebido 5 milhões saiu imediatamente, investiu, e ganhou mais 5. Da mesma forma, o que recebera 2 milhões ganhou outros 2.
Entretanto, o que tinha recebido 1 milhão afastou-se, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro que o seu patrão havia confiado aos seus cuidados.
Após um longo tempo, retornou o patrão daqueles empregados e foi acertar contas com eles.
Então, o empregado que recebeu 5 milhões se aproximou do seu senhor e lhe entregou mais 5 milhões, informando: ‘O patrão me confiou 5 milhões; aqui estão mais 5 milhões que lucrei’.
Respondeu a ele o patrão: ‘Muito bem, tu és empregado bom e fiel! Como foi fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu Patrão!’.
Assim também, aproximou dele o que recebeu 2 milhões e relatou: ‘Meu patrão, 2 milhões tu confiou a mim; trago a ti mais 2 milhões que ganhei’. O patrão lhe disse: ‘Muito bem, tu é empregado bom e fiel! Como foi fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu patrão!’.
Chegando, finalmente, o que tinha recebido apenas 1 milhão, explicou: ‘Meu patrão, eu te conheço, sei que é um homem rígido, que colhe onde não plantou e ajunta onde não semeou.
Por isso, tive medo e escondi no chão o teu milhão. Aqui está, toma de volta o que te pertence’.
Porém, o patrão concluiu: ‘Empregado mau e negligente! Tu sabe que colho onde não plantei e ajunto onde não semeei?
Então, por isso, ao menos devia ter investido meu milhão com os banqueiros, para que quando eu retornasse, o recebesse de volta, mais os juros. Sendo assim, tirem dele o milhão que lhe confiei e deem ao empregado que agora está com 10 milhões.
Pois a quem tem competência, mais lhe será confiado, e terá com fartura. Mas a quem não tem competência, até o que tem lhe será tirado.
Quanto ao empregado inútil, joguem ele no olho da rua, na escuridão. Ali vai haver muito choro e grande desespero’.
Quando o Filho da Humanidade vier no auge do seu poder glorioso, com todos os mensageiros celestiais, então, se assentará em seu trono envolto em luz.
Todas os países e povos serão reunidos diante dele, e Ele irá separar uns dos outros, como o pastor separa os bodes e as ovelhas.
E posicionará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ‘Venham, abençoados de meu Pai! Recebam como herança o Reino, que foi preparado para vcs desde a criação do mundo.
Pois tive fome, e me deram de comer, tive sede, e me deram de beber; fui estrangeiro, e vcs me hospedaram.
Quando necessitei de roupas, vcs me vestiram; estive doente, e vcs me cuidaram; estive preso, e foram me visitar’.
Então, os justos desejarão saber: ‘Mas, Senhor! Quando foi que te encontramos com fome e te demos comida? Ou com sede e te demos água?
E quando te recebemos como estrangeiro e te hospedamos? Ou necessitado de roupas e te vestimos?
Ou ainda, quando esteve doente ou preso e fomos te visitar?’.
Então o Rei, esclarecendo a eles responderá: ‘Com toda a certeza garanto a vcs que, sempre que o fizeram para algum destes meus irmãos, mesmo que ao mais humilde deles, a mim o fizeram’.
Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Fiquem separados de mim. Vão para o fogo eterno, preparado para o adversário e os seus mensageiros.
Porque tive fome, e não me deram de comer; tive sede, e nada me deram de beber.
Sendo estrangeiro, não me hospedaram; estando necessitado de roupas, não me vestiram; estando eu doente e na cadeia, não foram me visitar’.
E eles também perguntarão: ‘Mas Senhor! Quando foi que te vimos com fome, com sede, estrangeiro, necessitado de roupas, doente ou preso e não te ajudamos?’
Então o Rei dará a sentença: ‘Com toda a certeza garanto a vcs que, sempre que o deixaram de fazer para algum destes meus irmãos, mesmo que ao mais humilde deles, a mim o deixaram de fazer’.
Sendo assim, estes irão para o decepamento eterno (ou a poda eterna ou a morte eterna), porém os bons, para a vida eterna”.

Ele concedeu a vcs a vida, mesmo vcs estando mortos nas transgressões e erros que cometiam,
nos quais no passado vcs andavam, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
No passado, todos nós também caminhávamos entre eles, buscando satisfazer as vontades do ego, satisfazendo os seus desejos e pensamentos; e éramos por natureza destinados à ira do Criador.
Apesar disso, o Criador, que é rico em misericórdia, agindo por meio do grande amor com que nos amou,
nos deu Vida através de Christus, mesmo estando nós ainda mortos em nossos erros, então concluímos: pela graça somos salvos!
Yahweh nos trouxe de volta à vida com Christus, e com Ele nos destinou para viver nos lugares celestiais em Iesus Christus, para revelar nos tempos futuros a riqueza insuperável da sua graça, através da sua bondade para conosco em Iesus Christus.
De fato, pela graça somos salvos, através da fé, e isto não vem de nós, é presente do Criador;
não vem através dos nossos méritos, para que ninguém venha a se orgulhar por ser salvo.
Pois fomos todos criados por Yahweh, fomos tornados realidade em Iesus Christus para vivermos para fazer coisas boas, as quais o Criador preparou no passado para que nós as pratiquemos hoje.
Por esse motivo, lembrem que no passado, vcs eram estrangeiros por natureza, chamados Incircuncisos pelos que se chamam Circuncisão, feita no corpo por mãos humanas;
naquela época vcs estavam sem Christus, separados da comunidade de Israel, sem conhecer às alianças da Promessa, sem esperança e sem contato com o Criador no mundo.
Isso mudou, agora, em Iesus Christus, vcs que antes estavam distantes, foram trazidos para perto através do sangue de Christus.
Fica evidente então, que Ele é a nossa paz. De ambos os povos fez um só e, derrubando o muro de separação, em seu próprio corpo destruiu toda a inimizade, ou seja, anulou a Regra Religiosa originada dos mandamentos expressa em ordens, para em si mesmo criar dos 2, 1 novo ser humano, tornando a paz realidade,
e reconciliando com o Criador os dois em um só Corpo, pelo ato na cruz, através do qual Ele destruiu toda a inimizade.
E vindo Ele, proclamou a paz para vcs que estavam longe e, da mesma forma, para os que estavam perto;
pois através dele tanto nós como vcs temos pleno acesso ao Pai por 1 só Espírito!
Por isso, vcs não são mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, são vizinhos dos escolhidos e membros da família de Yahweh,
construídos sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Iesus Christus a principal pedra angular desse alicerce.
Nele, a construção inteira, bem ajustada, cresce para ser um templo santo do Criador,
no qual também vcs, juntos, são construídos para serem habitados pelo Criador, no espírito.

Um homem que se chamava Lázaro, morador de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta, estava doente. Maria, a qual o irmão Lázaro estava doente, era a mesma que passou óleo perfumado nos pés de Yeshua e lhe secou os pés com os próprios cabelos.
Sendo assim, as irmãs de Lázaro mandaram mensagem a Yeshua: “Senhor! Teu amigo a quem tu ama, está muito doente.”
Quando soube do acontecido, disse Yeshua: “Essa doença não será uma vitória da morte; mas sim, para que Yahweh seja engrandecido, para que o Filho do Criador seja justamente reconhecido por meio dela.”
E Yeshua amava Marta, a irmã dela, e a Lázaro.
Apesar disso, quando soube que Lázaro estava doente, ficou mais 2 dias no lugar onde estava.
Depois disso, falou a seus alunos: “Vamos, voltemos para a Judeia.”
Os alunos ouvindo isso preveniram: “Professor, a poucos dias os judeus tentaram matar o Senhor a pedradas, e mesmo assim vai voltar lá novamente?”
Yeshua respondeu a eles: “O dia claro não tem 12 horas? Se alguém caminhar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
mas, se caminhar na noite, tropeça, porque não tem luz que ilumine seu caminho.”
Após dizer essas palavras, seguiu explicando a eles: “Nosso amigo Lázaro está dormindo, mas Eu vou até lá para acordar a ele.”
Então seus alunos disseram: “Senhor, se ele está dormindo, vai melhorar.”
Porém, Yeshua havia falado a eles da morte de Lázaro; mas os alunos pensaram que Yeshua estivesse falando literalmente do descanso do sono.
Ao perceber que seus alunos não haviam entendido a linguagem poética, disse claramente: “Lázaro morreu;
e, para que vcs evoluam, estou alegre por não ter estado lá; para que agora possam acreditar de fato. Por isso, vamos até onde ele está.”
Então Tomé, apelidado Gêmeo, disse aos seus companheiros alunos: “Vamos todos juntos para morrermos com ele!”
Quando chegou, Lázaro já estava sepultado a 4 dias.
A distância entre Betânia e Jerusalém era de mais ou menos 3 km.
E muitos moradores de Jerusalém, tinham vindo com o grupo de mulheres que procuravam consolar Marta e Maria, pela morte do irmão.
No momento que Marta ouviu que Yeshua estava a caminho, saiu para encontrar a Ele; Maria, por sua vez, ficou sentada em casa.
Disse Marta a Yeshua: “Senhor, se tu estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas confio que, mesmo depois da morte, seja o que for que tu pedir a Yahweh, Ele te dará.”
Yeshua então garantiu a ela: “O teu irmão vai voltar a viver!”
E Marta disse a ele: “Eu sei que ele vai voltar a viver, na ressurreição, no último dia.”
Yeshua revelou: “Eu Sou a Vida, antes e depois da morte do corpo. Aquele que confia em mim, mesmo que morra, voltará a viver;
e toda pessoa que vive e crê em mim, não morrerá para sempre. Tu confia nisso?”
Ela afirmou a Ele: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Christus, o Filho de Yahweh, que devia vir ao mundo.”
Depois de dizer essas palavras, Marta seguiu seu caminho e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: “O Professor chegou, e chama por vc.” Assim que Maria ouviu isso, levantou com pressa e foi ao encontro de Yeshua.
Yeshua ainda não havia entrado no bairro, mas estava onde Marta o encontrou.
Os judeus que estavam em casa com Maria e a consolavam, viram que ela se levantou com pressa e saiu, seguiram a ela, achando que ela fosse ao sepulcro para chorar.
Então, quando Maria chegou ao lugar onde Yeshua estava, vendo a Ele, ajoelhou aos seus pés e desabafou: “Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.”
Sendo assim, ao ver Maria chorando, bem como os judeus que vieram com ela, Yeshua ficou inconformado no espírito e teve compaixão.
Perguntou a eles Yeshua: “Onde vcs o colocaram?” E eles indicaram o local: “Senhor, venha e veja!”
Jesus chorou.
Então os judeus comentaram: “Vejam como Ele o amava!”
Mas alguns deles com maldade pensaram: “Não poderia Ele, que fez o cego voltar a ver, ter evitado a morte do seu amigo?”
Então, novamente Yeshua se agita em seu espírito, e comovido vai ao sepulcro. Era uma caverna na rocha com uma pedra fechando a entrada.
Yeshua ordenou: “Tirem a pedra!” Preveniu a Ele Marta, irmã do falecido: “Senhor, ele já cheira mal, pois já se passaram 4 dias.”
Yeshua a encorajou: “Eu não te falei que, se vc acreditar, vai ver o poder glorioso de Yahweh?”
Então, tiraram a pedra da entrada do lugar onde o homem morto estava deitado. E Yeshua, levantando seus olhos para o alto, agradeceu: “Pai, agradeço a Ti porque me ouviu.
Eu sei que sempre me ouve, mas disse isso por causa de todos que estão aqui ouvindo, para que todos acreditem que fui enviado por Ti.”
E, tendo dito essas palavras, ordenou em voz alta: “Lázaro, saia do sepulcro!”
Então, o homem que estava morto, saiu da gruta, tinha os pés e as mãos atados com faixas de linho e o rosto enrolado por um pano. E Yeshua orientou: “Retirem as faixas dele e deixem que me siga.”
Depois disso, muitos dos judeus, que tinham vindo consolar Maria, vendo o que Yeshua havia feito, acreditaram nele.
Mas alguns deles foram até os líderes religiosos e os informaram de tudo que Yeshua havia feito.
Então, os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convocaram uma reunião do Conselho. E disseram: “O que poderemos fazer? Pois esse homem realiza muitos milagres.
Se o deixarmos continuar livre, todos acreditarão nele, e então virão os romanos e tomarão tanto o nosso cargo, como a nossa nação.”
Entretanto, um deles, chamado Caifás, que naquele ano era o sacerdote principal, disse a eles: “Vcs falam do que não compreendem.
Nem percebem que é do nosso interesse que morra um só homem pelo povo, e não morra toda a nação.”
Por outro lado, ele não revelou isso de si mesmo, mas sendo o sacerdote principal naquele ano, profetizou que Yeshua morreria pela nação judaica. E não apenas por aquela nação, mas também para reunir em um só povo os filhos de Yahweh que andam espalhados pelo mundo.
Assim, daquele dia em diante, entraram em acordo para tirar a vida de Yeshua.
Por isso, Ele já não andava a vontade entre os judeus. Em vez disso, foi para o interior, próximo ao deserto, chegando a uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu um tempo com os seus alunos.
A Páscoa dos judeus estava próxima, e muitos daquela região do interior viajaram para Jerusalém, a fim de participarem dos rituais de purificação antes da Páscoa.
Então, procuravam Yeshua, e comentavam uns com os outros, no pátio do templo: “O que vcs acham? Ele vem para a festa?”
Por outro lado, os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos haviam dado ordem para que, se alguém soubesse onde Ele estava, o denunciasse, a fim de poderem prender a Yeshua.

Então, Yeshua saiu do pátio do templo e, ao caminhar, seus alunos chegaram mais perto para destacar a Ele, as imponentes construções do templo.
Ele, em contrapartida, observou: “Estão vendo todas estas coisas? Com toda a certeza Eu garanto a vcs que não ficará aqui pedra sobre pedra, pois será tudo derrubado”.
Após Yeshua assentar no monte das Oliveiras, os alunos chegaram até Ele em particular e lhe pediram: “Diga para nós quando acontecerão essas coisas? E qual será a evidencia da sua presença (ou de que estará presencialmente) com a gente e do final do sistema social atual?”
Então Yeshua tirou o véu do mistério e disse: “Cuidado, que ninguém seduza a vcs.
Pois são muitos os que virão usando meu nome, declarando: ‘Eu sou o Christus!’, e desvirtuarão muitas pessoas.
E vcs ouvirão falar de guerras e boatos de guerras, e apesar disso, não entrem em desespero, porque é necessário que essas coisas aconteçam, mas ainda não será o fim.
Porque, país se levantará contra país, e governo contra governo. Vão acontecer povos com fome e terremotos em vários lugares.
E esses acontecimentos serão apenas como as primeiras dores de um parto.
Então eles vão entregar vcs para serem torturados e condenados à morte. E vcs serão odiados por todos os países por serem meus alunos.
Nessa época, muitos ficarão apavorados, trairão uns aos outros e se odiarão uns aos outros.
Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a multidões.
E, por que a maldade vai se multiplicar, o amor da maioria das pessoas apagará.
Aqueles, porém, que continuarem firmes e convictos até o final, serão salvos.
E a Boa Noticia do Reino Universal será ensinada em todo o mundo habitado, para que todos os povos conheçam a Verdade, e então chegará o final de tudo que existe.
Quando vcs souberem que o Lugar Santo foi terrívelmente profanado, como profetizou Daniel,
então, os que estiverem na Judéia fujam para as montanhas.
Quem estiver no segundo piso de sua casa, não desça para retirar dela coisa alguma.
E aquele que estiver na lavoura, não volte para pegar suas roupas.
Serão dias de muito sofrimento para as mulheres grávidas e para as que estiverem amamentando.
E implorem ao Criador para que a vossa fuga não ocorra durante o inverno, nem no sábado.
Porquanto haverá nessa época grande agonia e sofrimento, como jamais aconteceu desde o início do mundo até agora, nem nunca mais vai acontecer.
E, se o prazo para tudo acontecer não tivesse sido diminuído, nenhum ser humano seria salvo. Mas, por causa dos escolhidos, aquele tempo será abreviado.
Então, se alguém divulgar: ‘Vejam, aqui está o Christus!’ ou ‘Ele está ali!’ Não acreditem.
Pois vão surgir aos milhares falsos Christus e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os escolhidos.
Vejam que Eu já preveni a vcs!
Porque, se disserem a vcs: 'Ele está no deserto!’- não saiam. Ou quem sabe: ‘Ele está ali mesmo, nas dependências da casa!’- não acreditem.
Pois será, da mesma maneira como o relâmpago brilha de um lado a outro do céu, assim também será a volta do Filho da Humanidade.
Onde houver uma carniça, alí os abutres vão se fartar.
Imediatamente após a aflição daqueles dias, o sol perderá seu brilho e a lua não dará a sua luz; e as estrelas cairão do espaço sideral, e os corpos celestes serão estremecidos.
Então surgirá no céu o sinal do Filho da Humanidade, e todos os povos da terra vão chorar e verão o Filho da humanidade chegando nas nuvens do céu com poder e uma luz nunca vista antes.
Ele enviará os seus mensageiros, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus escolhidos dos 4 ventos, de uma a outra ponta dos céus.
Por isso, aprendam com a história da figueira: quando, os seus ramos estão novos e suas folhas brotando estão, saibam que o verão está chegando.
Dessa mesma forma quando vcs virem todas essas coisas acontecendo, saibam que Ele está muito próximo, quase batendo à porta.
Com toda a certeza Eu afirmo a vcs, que não passará a geração desses acontecimentos, até que todos esses eventos se tornem reais.
O céu e a terra um dia não existirão mais, mas as minhas palavras jamais deixarão de existir.
Porém, o dia e a hora certos, ninguém sabe, nem os Mensageiros dos céus, nem o Filho, somente o Pai.
Como aconteceu na época de Noé, assim também será quando o Filho do homem chegar.
Porque nos dias que antecederam à Grande Enchente, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando e noivando, até o dia em que Noé entrou na embarcação,
e as pessoas nem perceberam, até que chegou a Grande Enchente e levou a todos. Assim vai acontecer também no retorno do Filho da Humanidade.
2 homens estarão na lavoura: 1 será levado, mas o outro deixado.
Duas mulheres estarão trabalhando moendo grãos: uma será levada, a outra ficará pra trás.
Por isso, vigiem, porque não sabem em que dia virá o seu Dono.
Ao acontecerem essas coisas, entendam essa comparação: se o dono de uma casa soubesse a que hora o ladrão vai vir, ficaria de guarda, em alerta e não permitiria que a sua casa fosse invadida.
Por isso, fiquem igualmente de guarda; porque o Filho da Humanidade virá no momento em que vcs menos esperam.
Sendo dessa forma, quem é o escravo fiel e sábio, a quem o dono tornou responsável por alimentar todos os que vivem em sua casa?
Feliz aquele escravo a quem o seu dono, quando voltar, o encontrar agindo de maneira correta.
Com certeza afirmo a vcs que o dono confiará a seu escravo a administração de todos os seus bens.
Porém, supondo que esse escravo, sendo mau, diga a si mesmo: ‘Meu dono está demorando muito’,
e, por isso, passe a agredir os seus colegas de escravidão e a comer e beber com bêbados.
O dono daquele escravo vai vir de surpresa e numa hora que o escravo não sabe.
E o dono o punirá com toda a severidade e lhe dará um lugar ao lado dos que tem vida dupla, onde haverá grande desespero e dor interminável.