sábado, 16 de maio de 2026

Atos dos Apóstolos 21: 7-16


 Após chegar a Tiro, viemos a Ptolemaida; e após saudar os irmãos ficamos com eles 1 dia.
E no dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele íamos, chegamos a Cesaréia; e entrando na casa de Filipe, que era evangelista, e que era um dos 7 díaconos, ficamos com ele.
E ele tinha 4 filhas virgens, que proclamavam a Palavra de Elohim.
E demorando nós ali por alguns dias, chegou da Judéia um mensageiro de Elohim que se chamava Ágabo;
veio até nós, tomou a cinta de Paulo e, amarrados seus pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito de Santidade: Assim os judeus amarrarão em Jerusalém, o dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos estrangeiros.
Ao ouvir isto, insistimos que ele não fosse, tanto nós quanto os irmãos daquela cidade, que desistisse de ir a Jerusalém.
Paulo respondeu: O que vcs estão fazendo, entristece meu coração. Estou disposto não só a ser amarrado, mas até mesmo para morrer em Jerusalém pelo nome do meu Dono Iesus.
E como não era possível convencer a ele, nos acalmamos dizendo: Seja feita a vontade de Yehovah.
 Então, passados aqueles dias, fizemos os preparativos para a viagem e subimos á Jerusalém.
Alguns alunos de Cesaréia também foram com a gente, levando junto um certo Mnasom, de Chipre, aluno antigo, com quem íamos ser hospedados.


Atos dos Apóstolos 21: 1-6


 E aconteceu, que foi necessário viajar separado deles, então navegamos e fomos rapidamente pelo caminho direito, para Cós, e no dia seguinte a Rodes, de onde fomos para Patará.
E achando um navio que ia para a Fenícia, subimos nele e partimos.
E avistando Chipre, á esquerda, navegamos para a Síria, e chegamos a Tiro; pq o navio seria descarregado ali.
E, encontrando alunos, ficamos ali 7 dias; e irmãos inspirados pelo Espírito, diziam a Paulo que não fosse a Jerusalém.
Após aqueles dias, saímos e seguimos nosso caminho, e todos nos acompanharam, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade; e nos ajoelhamos na praia e oramos.
Todos saudaram uns aos outros, e subimos ao navio; e eles voltaram para suas casas.

 

Eclesíastes 1: 12-18

 
 Eu, o pregador, fui rei de Israel em Jerusalém.

Agi o meu coração em investigar, e a buscar o segredo de tudo que acontece debaixo do céu; esta cansativa missão deu Elohim aos seres humanos, para nela os fortalecer. (preparar)
Coloquei minha atenção em todo o trabalho que se faz debaixo do sol, e a conclusão óbvia é que tudo é inútil e deixa o espírito aflito.
Aquilo que é torto não será endireitado; aquilo que falta, não pode ser calculado.
Falei com meu coração dizendo: Eu me destaquei, superei a sabedoria de todos que vieram antes de mim em Jerusalém: na verdade, o meu coração contemplou com fartura os segredos da sabedoria e da ciência.
E fiz meu coração trabalhar, e conhecer a sabedoria, e conhecer os desatinos e as locuras, e percebi que isto também deixa o espírito aflito.
Pq na multiplicação da sabedoria há muito aborrecimento; e à medida que aumenta o conhecimento da ciência, aumenta muito mais o trabalho.

Eclesíastes 1: 1-11


 Palavras do pregador, filho de David, rei em Jerusalém;

Vaidade e mais vaidade; diz o pregador, vaidade e mais vaidade! Tudo é vaidade!
Qual a vantagem que o homem tem, do seu trabalho, feito debaixo de sol?
As gerações passam, vem e vão; mas a terra permanece para sempre.
E o sol vem. E o sol vai. E volta para a sua origem.
O vento vai para o sul, faz sua curva no norte; e segue girando o vento, indo e voltando em seu ciclo.
Todos os rios correm para o mar, e mesmo assim ele não transborda; para o lugar onde as águas vão, para lá elas tornam a ir.
Todas essas coisas geram tanta canseira, que é impossível avaliar: os olhos não ficam cansados de ver, nem os ouvidos de ouvir.
O que foi, tornará a ser; e o que foi feito, isso se tornará a fazer: e desta forma nada é novidade debaixo do sol.
Há alguma coisa que possa ser dito: Olha, isto nunca foi feito? Não se iluda, já foi feito em séculos passados, que existiram antes de nós.
As coisas que passaram, estão ocultas pelo esquecimento; e as coisas que vão acontecer no futuro, um dia também serão esquecidas.

I Tessalonicenses 4: 13-18


 Não quero irmãos, que vcs sejam ignorantes, a respeito dos que já dormiram, para que não vivam tristes(de luto), como os que não tem esperança. 

Se cremos que Iesus morreu e voltou a viver, é coerente, que creiamos, que os que dormem crendo em Iesus, Elohim os trará de volta a vida quando Ele retornar.
Dizemos isto pois a Palavra de Yehovah revela, que os que estiverem vivos quando nosso Dono voltar, não terão prioridade em relação aos que dormem, 
 Pq nosso Dono voltará com grande estrondo, e com voz de Mensageiro Celestial, e com a trombeta de Elohim; e os que morreram crendo em Christus, voltarão a viver primeiro; 
depois nós, os que estivermos vivos, seremos levados até Ele nas nuvens, a encontrar Adonay nos ares, e assim estaremos com Adonay para sempre.
Repitam uns aos outros estas palavras, pq assim serão mutuamente consolados(motivados). 

I Tessalonicenses 4: 1-12


 Finalmente irmão, insistimos e incentivamos em nosso Dono Iesus, que da forma que transmitimos a vcs, de como um cristão deve se comportar e assim agradar a Elohim, ande dessa forma, para que possam progredir cada vez mais;
pq vcs tem total conhecimento do mandamento que transmitimos a vcs em nosso Dono Iesus.
Pq está é a vontade de Elohim, que vcs sejam separados para Ele; para isso, fujam da imoralidade sexual (prostituição),
 que cada um de vcs saiba controlar seu corpo, separado para Ele em honra, 
não com uso da sensualidade, satisfazendo as próprias vontades, como fazem as pessoas que não conhecem Elohim, 
ninguém engane ou oprima seus irmãos em questões financeiras (negócios), pq Yehovah é quem vinga todas essas coisas, como também já dissemos e testemunhamos a vcs,
pq Elohim não nos chamou para a sujeira, mas para pertencermos totalmente a Ele.
Portanto, quem rejeita esse ensinamento, não despreza a homens, mas sim a Elohim, que para isso nos deu o Espírito de Santidade!
Sobre a caridade(amor), entre a irmandade, não é necessário que escreva mais alguma coisa, visto que vcs mesmos foram ensinados por Yehovah que amem uns aos outros;
pq também assim é notório como se comportam, para com todos os irmãos da Macedônia. Apesar disso, incentivamos que continuem a progredir cada vez mais, 
e procurem viver discretamente, cuidando de seus próprios negócios, produzindo o sustento com as mãos, como já mandamos a vcs;
para que andem em honestidade para com os de fora, e não passem por nenhuma necessidade.
  


quinta-feira, 14 de maio de 2026

Provérbios 1: 20-33


 A Sabedoria Suprema grita, e se ouve sua voz, pelas ruas sua voz ressoa e se faz ouvir

Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, grita
nas portas da cidade, e em seu centro diz suas palavras:

Até quando, os simples amarão a simplicidade?
e vcs que debocham, amarão o deboche?
e vcs, loucos? Até quando rejeitarão o conhecimento?

Que a minha repreensão, os faça mudar de vida
então derramarei sobre vcs o meu Espírito
e farei com que ouçam as minhas palavras!

Mas, pq gritei e vcs recusaram;
pq estendi minha mão 
e não houve quem desse atenção;

Com teimosia, rejeitaram o meu conselho
e não quiseram ouvir minha repreensão;
também Eu vou rir quando andarem perdidos
e zombarei quando tremerem de medo.

Então virá o medo que assola
ficarão perdidos como quem anda na tempestade
e sobre vcs virá o medo e a angústia.

Então a mim gritarão
mas Eu não responderei;
de madrugada me procurarão
mas não irão me achar!

Pq rejeitaram me conhecer;
e não amaram temer a Yehovah
não quiseram ouvir meu conselho
e desprezaram ser por mim corrigidos!

Por isso, comerão o fruto do que semearam
e ficarão fartos dos seus próprios conselhos
pq o desvio dos simples, os matará
e a prosperidade dos loucos, os destruirá

Mas aquele que me der ouvidos
habitará em segurança
estará descansado
e não temerá o mal.